Casa Militar do Ceará comemora 93 anos em solenidade no Palácio da Abolição

1 de novembro de 2019 - 03:00

Em uma solenidade realizada na noite dessa quinta-feira (31), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará celebrou os 93 anos de existência. Na ocasião, diversas autoridades militares e civis foram homenageadas como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à instituição.

O coronel Andrade Mendonça, chefe da Casa Militar, fez questão de ressaltar a importância do reconhecimento e gratidão aos antigos chefes da unidade militar. ” Se chegamos a este momento, foi graças ao trabalho dos que nos antecederam, pois tornaram esta Casa Militar uma das melhores e mais respeitadas do país”, afirmou o oficial. O oficial parabenizou aos agraciados e agradeceu pelos serviços prestados “As homenagens são uma forma de materializar os agradecimentos dessa instituição quase centenária às autoridades civis e militares que colaboram ou colaboraram com essa Casa”, pontuou o coronel.

Homenageados

Entre os homenageados estavam o ex-governador Lúcio Alcântara, o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Dennis Cali e o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique. Também receberam a medalha os secretários estaduais Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária (SAP) e Fernanda Pacobahyba, da Fazenda (Sefaz).

Além das 41 medalhas, foram concedidas duas Distinções Honoríficas: uma à primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e outra ao empresário Júlio Ventura. A condecoração é tradicionalmente oferecida a pessoas ou entidades que colaboraram com o desenvolvimento das atividades da Casa Militar.

A Casa Militar já deferiu homenagens ao ex-governador Cid Gomes (em 2008), o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador José Arísio Lopes da Costa (2012), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (2014), o atual governador Camilo Santana (2015) e a atual vice-governadora Izolda Cela (2017).

Histórico

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará foi criada em 16 de outubro de 1926, por meio da Lei nº 2.419. No ano seguinte, a então Casa Militar da Presidência passou a atuar com três oficiais do Regimento Policial. Um deles assumiu a função de ajudante de ordens e os outros comandavam a Guarda do Palácio.

Em 8 de novembro de 1962, a instituição passou a ter a denominação de Casa Militar do Governo, por meio da Lei nº 6.085, e foi vinculada diretamente ao Poder Executivo. Entre suas Missões, a Casa Militar deve garantir e zelar a integridade dos titulares do Poder Executivo e de seus familiares, além de autoridades e dignitários em visita oficial ao Estado do Ceará.

Agraciados com a Distinção Honorífica:

Onélia Santana

Júlio Ventura

Agraciados com a Medalha Moreira da Rocha:

Lúcio Alcântara

Zenóbio Mendonça Guedes Alcoforado