Histórico da 1ª CPG
O ato histórico, que deu origem a 1ª CPG, foi a Lei Estadual nº 9.560, de 14 de dezembro de 1971, onde no artigo 49, é criada a Companhia de Guardas do Palácio do Governo, sendo assim implantada no ano seguinte.
No dia 18 de junho de 1986, o decreto nº 17.978, no seu artigo 2º (segundo): Passa a então Companhia de Guardas do Palácio denominar-se 1ª Companhia de Policia de Guarda.
Nos seus trinta e três anos de bons serviços prestados, a 1ª Companhia de Policia de Guarda, teve a honra de possuir um manancial de excelentes comandantes, tendo o primeiro sido o Cap Geraldo de Holanda Gonçalves, ficando a frente da 1ª CPG do dia 16 de junho de 1972 ao dia 08 de abril de 1975; vindo em seguida os seguintes comandantes:
Hoje a 1ª Companhia de Polícia de Guarda tem como Comandante o Ten-Cel QOPM Giorgio Gonçalves.
A 1ª CPG tem como missão principal dar suporte à Casa Militar em apoio à segurança do Exmº Sr. Governador do Estado e família, além de prestar segurança de guarda ao Vice-Governador, ao Palácio da Abolição, à Residência Oficial, às Residências de outras autoridades, Prédios Oficiais e eventos em que o Governador participe.