Casa Militar recebe treinamento Guardiões da Vida

15 de setembro de 2020 - 03:00

A Ouvidoria da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará – percebendo a necessidade de contribuir com a temática sensível trabalhada na campanha setembro amarelo, cujo objetivo é a prevenção ao suicídiorealizou um treinamento visando capacitar profissionais da segurança pública desse órgão a reconhecerem os fatores de risco para prática do suicídio, e consequentemente, auxiliar no encaminhamento e busca por ajuda. O evento ocorreu na tarde da segunda-feira (14/09), das 14h às 18h, no auditório da Vice-Governadoria de nosso Estado e teve como palestrante o Tenente Coronel Edir, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Mestre em Saúde Pública e renomado estudioso do assunto.

O Coronel PM Andrade Mendonça, Chefe da Casa Militar, fez a abertura do evento e enalteceu a “ importância do aprendizado para sabermos tratar de um assunto que está no seio de nossa família e das relações sociais”.

O facilitador compõe a equipe de instrutores que promovem a capacitação Guardiões da Vida, cujo objetivo central é a promoção de saúde e o enfrentamento ao suicídio; e os multiplicadores disseminam ensinamentos para que entendimento da teoria geral da prevenção ao suicídio, bem como identificação do sofrimento físico e psíquico. Há também explanação sobre técnicas de acolher, escutar e dialogar de forma empática e não violenta com companheiros de trabalho. A estratégia do Guardiões da vida promove a melhoria das relações de trabalho, reduz estigma e psicofobia, bem como enseja a valorização da vida.

O Palestrante repassou uma bela mensagem que fala sobre igualdade entre as partes envolvidas durante um salvamento, pois é o momento “ em que se está indo ao encontro da dor do outro”, pontuou o oficial. Colocou ainda a importância da compaixão, esperança e conexão – que considera a tríade da Vida-,  no trato com o tentante de suicídio. Para concluir o curso de atendimento a tentativas de suicídio, o facilitador citou Rubens Alves, na fala que diz “ é na escuta que o amor começa”.

Dados sobre o suicídio

Dados sobre suicídio no Brasil e no mundo

Segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo.

O suicídio, de acordo com a OMS, é a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

79% dos casos de suicídios ocorrem em países de baixa e média renda de acordo com a OMS.

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres tentam mais suicídio que os homens.

Segundo o CVV, 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio.

De acordo com a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/setembro-amarelo.htm. Acesso em 14 de setembro de 2020.