Participação da Casa Militar do Ceará na solenidade de entrega da Medalha da Abolição
19 de maio de 2023 - 23:14 ##casamilitar #medalhadaabolição #policiaismilitares
Na noite de hoje (19), aconteceu, no Palácio da Abolição, a solenidade de entrega da Medalha da Abolição.
A comenda é a mais alta honraria do Estado e recebe este nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país. O feito do Dragão do Mar tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil.
A Medalha da Abolição foi instituída em 1963 e reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em decreto. O Governo do Ceará homenageia as personalidades importantes que ajudaram a construir a história do Estado e que se destacaram de alguma forma no cenário nacional.
Neste ano, foram condecoradas 4 personalidades: o engenheiro civil e ex-deputado, Eudoro Santana; o arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Katia Magalhães Arruda e o fundador e presidente do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira.
Policiais militares da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda (1ª CPG) e da Casa Militar do Ceará atuaram na segurança e organização do evento.