- 29 anos da policial militar feminina no Ceará
- Casa Militar
- Datas Comemorativas
- Dia Estadual da Policial Militar
26 de junho, dia Estadual da Policial Militar
26 de junho de 2023 - 14:02 ##29anospfem #casamilitarce #pfemce
Há 29 anos, em 26 de junho de 1994, ingressava na Polícia Militar do Ceará (PMCE) a primeira turma de policiais militares femininas. Eram dez oficiais, vinte sargentos, cem soldados combatentes e quatorze musicistas, que iniciaram sua formação na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, e tiveram como instrutoras a capitão QOPMF/PMDF Solange da Silva Rezende, a 2º tenente QOPMF/PMDF Priscila Riederer Rocha e a 2º sargento QPPMF/PMDF Vânia Ferreira Sabino.
O policiamento feminino na Polícia Militar do Ceará teve início com a criação da Companhia de Polícia Militar Feminina da PMCE nos termos dos artigos 154 e 155 da Constituição Estadual e pela Lei nº 11.035, de 23 de maio de 1985, porém, sua implantação se deu somente em 1994 com a publicação do edital nº 011/94 da Diretoria de Ensino da Corporação que deu início ao processo de seleção através de concurso público, para recrutamento, seleção, matrícula e admissão aos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Soldados femininos.
O coronel PM Manoel Damasceno de Sousa, comandante-geral da PMCE à época, solicitou ao comandante-geral da PM do Distrito Federal (Brasília), a cessão de policiais militares femininas daquela instituição para que fosse iniciada assim a formação profissional das novas policiais haja vista que a PMCE não dispunha em seus quadros ainda de tal efetivo.
Os primeiros comandante e subcomandante da Companhia PMFem, respectivamente, foram, na época, major PM Francisco Carlos Francelino Mendonça e a 2º Tenente PM Cléa Pontes Medeiros Beltrão. A policial feminina tem se destacado ao longo desses 29 anos no serviço policial militar demonstrando força, garra, empenho, competência e dedicação, sem perder sua feminilidade, contribuindo assim, para elevar o nome da instituição. Em 23 de dezembro de 2016, foi aprovada a Lei 16.160 que instituiu, no calendário de eventos do Estado do Ceará, o dia 26 de junho como o dia Estadual da Policial Militar.
“Tenho muita honra em ser policial militar, grandes aprendizados nessa trajetória de 29 anos que me fizeram crescer como profissional e mulher, tenho certeza que escolhi a profissão certa”, declarou a Subtenente PM Luciana, que trabalha na Sargenteação da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda (1ª CPG), e ingressou na PMCE como soldado no ano de 1994.
“Ser policial feminina é gratificante por saber que podemos exercer uma profissão que tem em sua essência garantir direitos, resguardar a paz e proteger vidas”, afirma a Major PM Elisângela, que trabalha na unidade militar de Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo da Casa Militar do Ceará.
Para a Ten Cel PM Liana, pioneira na Corporação Militar, a inserção do sexo feminino na PMCE no ano de 1994, veio com o viés de complementar o papel do sexo masculino.
“Ser policial militar feminina na Corporação nos exige, além da disciplina, também atuar nas áreas de risco da sociedade. A nossa missão é garantir a segurança e atuar no combate ao crime, por isso é imprescindível ter habilidades como: pensamento estratégico, calma e saber lidar com pressão. No exercício dessa atividade, o papel da mulher, requer uma ampla atuação, desde uma simples informação, até o gerenciamento de ocorrências de grande vulto. Em nosso cotidiano, a policial feminina: informa, combate o crime, protege a sociedade do mal, gerencia crises, aconselha, dirime conflitos, promove a paz intra e extra muros e regula as relações sociais”, acrescentou a oficial, que atualmente é a chefe do setor psicossocial da unidade militar de saúde da Casa Militar do Ceará.
A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará realiza, constantemente, campanhas voltadas ao reconhecimento e a importância das policiais femininas para a sociedade, assim como realiza eventos para o esclarecimento acerca da prevenção e medidas de combate a doenças que afetam a saúde da mulher. Nesta data, a Chefia da Casa Militar do Ceará parabeniza as policiais militares femininas que compõem os quadros desta Unidade Militar e reconhece todo o trabalho realizado por elas.