Casa Militar do Ceará completa 98 anos de história e tradição

16 de outubro de 2024 - 10:37 #

A Casa Militar do Ceará foi criada pela Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926, que fixou a Força Pública do Estado para o exercício de 1927 e através de seu artigo 5º, instituiu a Casa Militar da Presidência, composta de três oficiais do Regimento Policial. O mais graduado exercia a função de ajudante de ordens e os outros, tinham como função comandar a Guarda do Palácio, sendo todos considerados oficiais do Estado – Maior.

                                                                  
Mais tarde, em 1953, através da Lei 2.231 de 23 de dezembro de 1953, surgiu o Gabinete Militar do Governador, que passou a ter a seguinte estrutura: um oficial superior combatente como Chefe do Gabinete, um Ajudante de Ordens que poderia ser capitão ou oficial subalterno. A denominação Casa Militar do Governo surgiu com a Lei nº 6.085 de 8 de novembro de 1962, vinculando-a diretamente ao chefe do Poder Executivo.

                                                                      
Constituem atribuições básicas da Casa Militar:
Resguardar o Palácio do Governo, as residências oficiais, garantir a segurança pessoal do Governador e Vice-Governador com suas respectivas famílias, além das autoridades, visitantes e ex-governadores. Atualmente, o órgão expandiu sua atuação para além do Poder Executivo do estado, ficando responsável por também proteger instalações e autoridades do Tribunal de Justiça do Ceará, Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Tribunal de Contas do Ceará, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e Assembleia Legislativa do Ceará.


Hoje, a Casa Militar do Ceará é administrada pelo Ten Cel PM Alexsandro Fernandes Ferreira e pelo Ten Cel PM Francisco Erlânio Matoso de Almeida, os quais buscam manter a excelência do trabalho desenvolvido e já arraigado pela Casa Militar, ao mesmo tempo em que investem na educação de seu efetivo, através de Formação Militar, Cursos de Capacitação Profissional (Curso de Segurança de Autoridades Governamentais e Curso de Segurança em Área Institucional), e envio de agentes para estudarem em outros órgãos, dentro e fora do Ceará ou do Brasil.

   

Outro forte da administração é fomentar o convívio social patrocinando momentos de congraçamento a exemplo: do Café com Reserva; da Confraternização Natalina; do Arraiá Solidário e das Vivências Laborais alusivas às campanhas mensais, marcadas por palestras temáticas em que um profissional discorre sobre assuntos abordados em campanhas como: Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

   

    
Comemoramos, neste 16 de outubro de 2024, 98 anos da Casa Militar do Ceará, instituição que conquistou respeito e admiração em função de sua missão e de todo o reconhecimento que vem adquirindo no decorrer dos anos. Motivo de orgulho para todos que passaram por aqui, ou que permanecem, diariamente, dedicados a servir e proteger aos que aqui confiam suas vidas.

Senhoras e Senhores, parabéns pelo nosso dia, parabéns por fazermos a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará.
Fortis et Fidelis!!!