Casa Militar do Ceará promove palestra alusiva à Campanha Março Amarelo, Lilás e Azul Marinho
14 de março de 2025 - 16:30 ##mulher #campanha #março
O mês de março é marcado por três campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: 💜lilás para falar da prevenção ao câncer do colo do útero; 💛amarelo para endometriose; e 💙azul-marinho para câncer colorretal.
A Casa Militar do Ceará, dando continuidade ao ciclo de palestras mensais, e atenta aos cuidados com os seus colaboradores, promoveu hoje (14), na sala de aula do Complexo da Casa Militar, uma palestra em alusão a estas campanhas.
A palestra foi organizada pelo Setor de Capitação e Qualificação da Unidade Militar de Segurança da Casa Militar com apoio da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa da Polícia Militar do Ceará (CSASR) e pensada por conta do mês de março, que é dedicado a tratar da saúde da mulher devido ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
Ao fim da palestra, a Ten Cel PM Liana, a Major PM Valéria, a Sgt PM Emannuely, o Ten PM Amaro e a servidora civil Silmara entregaram o Certificado de Agradecimento aos palestrantes: a 2º Ten QOCPM Deborah Leite, a enfermeira Maria do Socorro, o nutricionista Allan Victor e às fisioterapeutas Milca Barbosa e Maria Luzinilce, agradecendo a participação deles neste momento e ressaltando a importância do tema para que tenhamos os cuidados com a nossa saúde e a de nossos familiares e fiquemos atentos a quaisquer sintomas que possam surgir.
SAIBA MAIS
💜Março Lilás
A campanha consiste em chamar a atenção para os cuidados e prevenção contra o câncer do colo do útero. Também chamado de câncer cervical, a doença é silenciosa nos estágios iniciais e, na maioria dos casos está relacionada à infecção pelo vírus HPV.
💛Março Amarelo
É uma campanha mundial que tem por objetivo reforçar as discussões acerca da endometriose. Apesar de ser uma doença comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser detectada, podendo levar alguns anos até o diagnóstico definitivo após o aparecimento dos primeiros sinais.
💙Março Azul-marinho
O objetivo da iniciativa é mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos do câncer colorretal. Os sintomas que podem indicar a existência da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes. Os fatores que contribuem para o desenvolvimento do problema são obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos processados.