Casa Militar do Ceará completa 99 Anos de História

16 de outubro de 2025 - 09:22 #

Instituída pela Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926, durante o Governo do Desembargador José Moreira da Rocha, a então Casa Militar da Presidência nasceu com a missão de garantir a segurança do Palácio e prestar assessoramento direto ao Chefe do Executivo Estadual.

Desde seus primeiros oficiais, responsáveis pela guarda do Palácio e pelo apoio direto ao Governador, até a atual estrutura moderna e estratégica, a Casa Militar consolidou-se como símbolo de lealdade, disciplina e compromisso com o Estado.

Ao longo das décadas, a instituição evoluiu em nome e atribuições: tornou-se Gabinete Militar do Governador em 1953 e passou a ser oficialmente denominada Casa Militar do Governo em 1962, vinculada diretamente ao Governador do Estado.
Atualmente, sob o amparo do Decreto nº 33.417/2019, a Casa Militar exerce papel essencial na proteção das autoridades, na segurança das estruturas de poder e na preservação da governabilidade.

Além da segurança e do assessoramento direto ao Governador, a Casa Militar possui a competência de proteger e coordenar as Unidades Militares que atuam junto à Vice-Governadoria, à Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça, ao Tribunal de Contas do Estado, à Prefeitura Municipal de Fortaleza, à Procuradoria-Geral de Justiça e ao Tribunal Regional Eleitoral.
Também é responsável pelo receptivo e segurança de autoridades nacionais e estrangeiras em missão oficial ao Estado do Ceará.

Neste momento de júbilo, amigos e colaboradores que ao longos dos anos vêm contribuindo para o fortalecimento desta instituição foram agraciados com a medalha José Moreira da Rocha, e personalidades com relevantes serviços prestados aos cearenses receberam a Dinstinção Honorífica da Casa Militar.


Sob a chefia do Tenente-Coronel PM Alexsandro Fernandes Ferreira, desde 2023, a Casa Militar segue firme em sua missão, fiel ao lema que traduz sua essência:
Fortis et Fidelis — Forte e Fiel.