Curso de Segurança de Autoridades Governamentais-CSAG-Operacional

5 de janeiro de 2015 - 03:00

 

As ações de capacitação, todas orientadas dentro dos princípios de fortalecimento da integração, do respeito aos direitos humanos, dos valores éticos e da legalidade, buscam preparar nossos profissionais e compreendem as áreas do conhecimento comportamental, técnico-científico e tático-operacional.

Ademais, o Estado do Ceará foi escolhido como um dos estados que deverá sediar os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol. Nesse contexto, existe uma demanda específica de capacitação, destinada a preparar proativamente nossos profissionais, possibilitando um treinamento adequado e direcionado as atividades que deverão ser desenvolvidas em nosso estado por ocasião desses grandiosos eventos.

Atualmente, tem-se a consciência de que a capacitação é um direito, bem como se constitui num fator de motivação e valorização profissional, gerando resultados, principalmente, por meio de uma atuação eficiente e eficaz, reduzindo, dessa forma, os fatores de risco e aumentando os de proteção.

Assim, dentro das perspectivas voltadas ao cumprimento da missão, bem como ao atendimento das políticas do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, destinadas à capacitação, urge a efetivação de um curso de capacitação em segurança governamental.

Com objetivo de capacitar os agentes públicos que atuam na área de Segurança de Dignitários, por meio da realização de curso e treinamentos necessários ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, quais sejam: comportamental, técnico-científica e tático-operacional, promovendo assim, a integração, aperfeiçoamento institucional e valorização pessoal e profissional.

 

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

 

NÍVEL OPERACIONAL


ORD.

DISCIPLINAS

H/A

1

Aula inaugural, abordando temas de Ética, Cidadania e Direitos Humanos

5

2

Noções de Defesa pessoal

10

3

Noções de Prevenção e Controle de Incêndios / Socorro e Urgência

10

4

Planejamento e Gestão de Riscos Estratégicos

15

5

Ações para Proteção de Autoridades Governamentais

30

6

Armamento e teoria do tiro aplicado

05

7

Tiro aplicado à Segurança de Dignitários

20

8

Noções de Direção Defensiva e Evasiva

15

9

Noções de Bombas e Explosivos

10

10

Noções de Salvamento Aquático

10

11

Educação Física

15

12

Noções de Inteligência

10

13

Ajudância-de-Ordens, Cerimonial e Protocolo

5

14

Noções de Controle de Distúrbios Civis

5

15

Legislação voltada à Segurança de Dignitários

5

16

Simulação de segurança a Dignitários

10

CARGA HORÁRIA TOTAL

180

 

O Curso é aplicado valendo-se da modalidade de Ensino Presencial.

Os métodos e processos de ensino utilizados pelos Professores/Instrutores (facilitadores) deverão ser focados na excelência do ensino/aprendizado através de aulas expositivas dialogadas, com exposições e discussões de estudos de casos concretos, mediante a utilização de recursos audiovisuais, instruções práticas, visitas e palestras.

Os Professores e/ou Instrutores são profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará, ativos ou inativos, do quadro de pessoal da Polícia Militar do Ceará bem como colaboradores de outros órgãos do Executivo Estadual e de Entidades Públicas,  eventualmente convidados para o exercício do magistério, tudo de acordo com as normatizações da Casa Militar do Governo e buscando a qualidade no ensino e aprendizado.

O corpo discente é  constituído por servidores públicos devidamente apresentados pelos seus órgãos, mediante convite.