Casa Militar inicia programa de incentivo à prática de atividade física

16 de setembro de 2021 - 11:03 # #

A atual administração da Casa Militar do Governo após ofertar o serviço de psicologia através do Setor de Saúde e Assistência Social (SAPS) – com proposta de viabilizar cuidados psicossociais para promoção da saúde mental -, voltou seu olhar para a importância dos cuidados com o corpo, que têm reflexos diretos no bem estar dos servidores, e para tanto disponibilizou ao seu efetivo diferentes opções para a prática de exercícios físicos. As atividades acontecem nos fins de tarde das terças e quintas-feiras no estacionamento da 1ª Companhia de Guarda, ou área externa a ser definida de acordo com o treino a ser realizado.

Toda a programação é capitaneada pela Coronel PM Maria Helena – que possui Curso de Educação Física resultado de uma parceria entre a Polícia Militar do Ceará e a Universidade Federal do Ceará, e ainda tem formação e especialização em Psicanálise, sendo também especialista em Ciências Holísticas.

A Oficial pretende implementar um trabalho multidisciplinar, cujo supedâneo é o “tripé corpo, mente e espírito” e para obtenção do êxito construiu parceria com a Tenente-Coronel Liana, que atua na área de psicologia, com o Coronel Cláudio Borges que é odontólogo, bem como com o Capitão Iran e Sargento Fernandes, ambos formados em educação física.

Desde o mês de julho/21 até o presente já ocorreram momentos de interação com os participantes em situações de corrida à beira mar, funcional, subida ao morro da Sabiaguaba etc.

Estão sendo preparadas palestras com foco nos temas da ansiedade, problemas cardiovasculares e também orientação nutricional, além de avaliação bucal para tentar traçar um perfil das condições de saúde em que o efetivo da Casa Militar encontra-se, para melhor direcionar ações para alteração positiva do quadro.