Palestra em alusão à campanha Setembro Amarelo ocorre na Casa Militar do Ceará.

13 de outubro de 2021 - 09:38 # #

Na tarde do dia 09/09, às 14h, no auditório da Vice-Governadoria de nosso Estado, o efetivo da Casa Militar foi contemplado com uma palestra acerca da prevenção ao suicídio, ministrada pelo Tenente-Coronel Edir, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Mestre em Saúde Pública e renomado estudioso do assunto. O facilitador discorreu sobre a teoria geral da prevenção de suicídios, identificação do sofrimento físico e psíquico, técnicas de acolhimento e escuta, comunicação não-violenta e ainda sobre mediação de conflitos.

O Secretário-Chefe da Casa Militar – Cel GC Alexandre Ávila, fez a abertura do evento e pontuou a importância de tratarmos a temática do suicídio sem preconceito, para que consigamos detectar sinais de pretensão do ato e consequentemente, salvar vidas. Ainda na oportunidade, lembrou aos presentes a disponibilidade do serviço de psicologia no Setor de Saúde e Assistência Social (SAPS) da Casa Militar – que tem como gestora a TC QOPM Liana Nogueira Castro, que é psicóloga -, cuja proposta é viabilizar cuidados psicossociais promovendo a saúde mental e minimizando os impactos estressores próprios da labuta diária, através de atendimento psicológico individual, práticas de autocuidado, programa de promoção à saúde e qualidade de vida, para Policiais Militares e seus dependentes.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto, porque ainda há muito tabu acerca do tema, e colocá-lo em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas. É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força e sua campanha mobiliza diversas pessoas e instituições para a conscientização sobre o suicídio, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.