Casa Militar do Governo e Academia Estadual de Segurança Pública reafirmam parceria para realização do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais.

10 de novembro de 2021 - 16:02

A Casa Militar do Ceará em parceria com a Academia de Segurança Pública do Ceará (AESP), realizou nesta sexta-feira (01/10) no auditório dessa Unidade de ensino, a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Gerencial – turma 01/2021. Estiveram presentes ao ato o Diretor de Planejamento e Gestão Interna da AESP, Delegado Nartan Andrade; o Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo, Cel CG PM Alexandre Ávila; o Coronel-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque e o Comandante Adjunto da Polícia Militar do Ceará, Cel PM Clauber de Paula. A aula inaugural do curso foi ministrada pelo Coronel PM RR André Luís Soares Cruz, que discorreu sobre a temática “Segurança de Autoridades”.

CEL RR PM André Cruz

CEL RR PM André Cruz

CEL CG PM Alexandre - Chefe da Casa Militar do Ceará

CEL CG PM Alexandre – Chefe da Casa Militar do Ceará

O CSAG é uma ação educacional fruto de um termo de cooperação técnica entre a AESP e a Casa Militar do Ceará, e visa capacitar agentes públicos para atuarem no segmento de proteção e segurança de autoridades e/ou dignitários. Atualmente, estão matriculados na capacitação 24 Oficiais da Polícia Militar do Ceará, 02 Oficiais do Corpo de Bombeiros e 02 Delegados da Polícia Civil do nosso Estado.

A versão do curso possui matriz curricular com 260 horas/aula e uma grade multidisciplinar com disciplinas de noções de prevenção e controle de incêndio e inspeção de instalações; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; ajudância-de-ordens, cerimonial e protocolo; noções de controle de distúrbios civis; legislação voltada à segurança de dignitários; socorro e urgência; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboio e gerenciamento de crise. Além de treinamento prático de educação física, defesa pessoal, tiro e direção defensiva e evasiva.

Fotografia: Charles Freire