Casa Militar do Ceará parabeniza a 2ª CPG pelos seus 20 anos de existência

15 de maio de 2023 - 16:42 #

Hoje, dia 15 de maio de 2023, a 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) completa 20 anos de existência. Esta unidade policial tem atuação na parte interna e externa do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Edifício Senador César Cals, situado na Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres.

Além de garantir a segurança dos parlamentares, servidores, convidados e visitantes daquele local, a 2ª CPG engaja-se cada vez mais com causas nobres e solidárias, a fim de ajudar às pessoas em situação de vulnerabilidade que moram nas proximidades da Alece e manter, constantemente, a interação e a boa convivência com elas.

Histórico

A Companhia de Policiamento de Guarda da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (2ª CPG) destina-se à execução dos serviços de policiamento de guarda e segurança dos órgãos e estabelecimentos do Poder Legislativo do Estado, bem como a salvaguarda da integridade física de seus parlamentares, funcionários, convidados e visitantes, além da guarda das instalações físicas do prédio principal, seus anexos e áreas circunvizinhas.

Inicialmente, nomeada como 3ª Companhia de Polícia de Guarda, foi criada pelo Decreto nº 17.978, de 18 de junho de 1986, sendo previsto um efetivo de 90 (noventa) policiais militares para o seu quadro. Em 1993 o Decreto nº 22.421, de 03 de março, alterou o Decreto de criação da 3ª CPG, em seu art. 3º, permitindo que as funções de Comandante da Subunidade fossem exercidas por oficiais do posto de major ou capitão.

Em 03 de agosto de 2001, a 3ª Companhia de Polícia de Guarda foi extinta com a publicação do Decreto nº 26.310. Em 2003, a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará solicitou a recriação e reinstalação da Companhia de Polícia de Guarda para atuação no Poder Legislativo. A companhia, agora denominada 4ª CPG, foi regularizada pelo Decreto nº 27.045, de 15 de maio de 2003, com um efetivo de 50 (cinquenta) policiais militares.

Em 23 de setembro de 2011, o Decreto nº 30.695 alterou o Art. 1º do Decreto nº 27.045, de 15 de maio de 2003 aumentando o quadro de efetivo da 4ª CPG para 70(setenta) policiais militares.

Em 2012, a Polícia Militar do Ceará passou por uma nova estruturação organizacional, instituída através da Lei nº 15.217/2012, que estabeleceu a responsabilidade sobre território, efetivo, logística e finanças das Organizações Policiais Militares. Com a nova Estruturação Organizacional, a 4ª Companhia de Guarda/Assembleia Legislativa passou a ser denominada 2ª Companhia de Guarda/Assembleia Legislativa e teve como responsabilidade a Segurança do Poder Legislativo.

Já em 30 de abril de 2021, o Decreto 34.053 que alterou a estrutura organizacional e dispôs sobre os cargos de provimento em comissão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), apresentou como órgãos de execução programática o Quartel do Comando Geral e as demais companhias subordinadas a este quartel.

Campanha Solidária

Há 5 anos, a 2ª CPG vem comemorando o seu aniversário de maneira solidária, promovendo um engajamento social entre servidores e as famílias que moram no entorno da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Em 2022, foi arrecada uma tonelada e meia de alimentos, que foi transformada em cestas básicas e que foram distribuídas para as famílias da Comunidade dos Trilhos e Pau Pelado.

Neste ano, não foi diferente. Desde o dia 28 de abril até o dia 12 de maio a 2ª CPG arrecadou com apoio do Comitê de Responsabilidade Social da Alece uma tonelada e 300 kg de alimentos para a campanha de arrecadação de alimentos da Alece e continuará realizando ações em benefício das comunidades mais vulneráveis.

Na manhã de hoje (15), participaram da cerimônia de entrega simbólica dos alimentos o comandante da 2ª CPG, Ten Cel PM Marcus Túlio; a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; o coordenador de Polícia e chefe da Unidade Militar da Alece, tenente-coronel Marcelo Vasconcelos; o secretário executivo da Casa Militar, Ten Cel PM Erlanio Matoso; o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales; a diretora administrativa da Alece, Lise Novais, e o Cel BM Leandro, comandante da 1ª CIA CBC.

“Este ato simbólico de doação ocorre em uma data muito especial, que marca o encerramento da campanha de arrecadação de alimentos e também os 20 anos de criação da nossa unidade. Por isso, decidimos priorizar a doação ao Comitê de Responsabilidade Social da Alece, que realiza uma campanha belíssima no combate à fome”, enfatizou o Ten Cel PM Marcus Túlio, comandante da 2ª CPG.

Esses donativos serão destinados a várias instituições de grande relevância social, incluindo o Lar Torres de Melo, a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Associação de Catadores de Resíduos Sólidos e comunidades carentes no entorno da Alece.

A Casa Militar do Ceará parabeniza a 2ª CPG pelos seus 20 anos de existência, por todas as campanhas solidárias realizadas e deseja que a unidade militar continue desempenhando o seu mister com dedicação e competência.