Casa Militar do Ceará parabeniza a PMCE pelos 188 anos de existência

24 de maio de 2023 - 09:44 #

História da PMCE

Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Ao longo de sua existência, a PMCE trocou quatorze vezes de nome, mas nunca de ideal, qual seja: a preservação da ordem, tranquilidade das famílias e segurança dos cidadãos.

A partir do dia 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da Constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.

A PMCE, ao longo de sua existência, sofreu mudanças, adaptou sua estrutura aos nossos tempos, onde a mais recente reestrutura ocorreu em 30 de abril de 2021, através do Decreto nº 34.053 que altera a estrutura organizacional e dispõe sobre os cargos de provimento em comissão da PMCE.

Atualmente, o Coronel Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará é o Cel PM Klênio Savyo Nascimento de Sousa.

Relação da Casa Militar do Ceará e a PMCE

Os policiais militares, que trabalham na Casa Militar do Ceará e nas Companhias de Policiamento de Guarda (1ª, 2ª e 3ª CPG’s), fazem parte do efetivo da PMCE e eles buscam, diariamente, manter a mesma excelência e padronização no serviço de quando estavam na Corporação.

Desde que a Casa Militar do Ceará foi criada em 1926, a Polícia Militar do Ceará mantém uma relação amistosa e de parceria com esta Instituição. O que faz com que cada dia mais e mais as duas instituições busquem aprimorar a segurança dos cidadãos cearenses, das autoridades do estado e estrangeiras.

Nas atuações diversas, como por exemplo: nas visitas oficiais de autoridades estrangeiras e nacionais, a Casa Militar do Ceará ainda solicita apoio à Polícia Militar do Ceará no que tange à questão das honras militares prestadas por  guardas de honra, realizadas pelo efetivo do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE); tocata de hinos realizados pela Banda de Música da PMCE, Major Xavier Torres; além do policiamento executado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), bem como da atuação dos seus batedores.

A Casa Militar do Ceará agradece a parceria de sempre e parabeniza a Polícia Militar do Ceará pelos seus 188 anos de existência.