Casa Militar do Governo do Estado do Ceará e AESP promovem Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – Nível Gerencial – Turma I

1 de junho de 2023 - 15:58 #

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), iniciou nesta quinta-feira (01) mais uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial).

A aula inaugural, que aconteceu no auditório do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), foi ministrada pelo Coronel PM Ricardo de Almeida Porto com o seguinte tema: “A segurança de dignitários e o seu perfil” e contou com a presença do Secretário Chefe da Casa Militar do Estado, Ten Cel PM Alexsandro Fernandes Ferreira; do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Cel PM Francisco Márcio de Oliveira; do Ten Cel PM Sinval da Silveira Sampaio, representando o Coronel Comandante Geral da PMCE, Klênio Savyo Nascimento de Sousa; do Coronel BM Manoel Helder de Miranda, representando o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Cláudio Barreto de Sousa e do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Inspetor Flávio Antônio Holanda e Silva Martins.

Além dessas autoridades, estiveram presentes a Dra. Teresa Cruz, Delegada Geral Adjunta, representando o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará; o Coronel Aviador Darley, coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – CIOPAER; o Ten Cel PM Eduardo, chefe da Unidade Militar da Procuradoria Geral de Justiça; o Ten Cel PM Álvaro Júnior, chefe da Unidade Militar do Tribunal de Justiça do Ceará; o Ten Cel PM Bessa, chefe da Unidade Militar da Vice-Governadoria do Estado; o Ten Cel PM Marcelo, chefe da Unidade Militar da Assembleia Legislativa do Estado e o Ten Cel PM Giorgio, comandante da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda.

O curso tem suas atividades voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e ainda, tático-operacional do indivíduo; tudo isso com o intuito de qualificar agentes para atuarem com excelência na área de segurança de autoridades e dignitários.

      

De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), o curso tem uma matriz curricular multidisciplinar com carga/horária de 260 horas/ aula, que aborda disciplinas de noções de prevenção e controle de incêndio e inspeção de instalações; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; ajudância de ordens, cerimonial e protocolo; noções de controle de distúrbios civis; legislação voltada à segurança de dignitários; APH tático; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboios e gerenciamento de crise. Além de treinamento prático de educação física; defesa pessoal; tiro; direção defensiva e evasiva e simulados de segurança de dignitário.

“Parabenizo a Chefia da Casa Militar do Governo pelo compromisso de desenvolver um curso que capacita os profissionais da Segurança Pública para atuarem na missão de proteger autoridades e dignitários. Ao passo em que desejo aos alunos sucesso durante o curso e que consigam extrair o máximo de conhecimento e possam empregá-lo durante toda a sua carreira”, falou o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Cel PM Márcio Oliveira.

Participam dessa capacitação 16 oficiais da Polícia Militar do Ceará, sendo 8 deles pertencentes à Casa Militar do Ceará; 5 são oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, 2 são delegados da Polícia Civil do Ceará, 1 oficial da Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro, 1 oficial do Gabinete Militar de Sergipe, 1 oficial do Gabinete Militar do Piauí, 1 oficial da Polícia Militar do Maranhão, 1 oficial da Casa Militar da Governadoria Estado do Pará, 1 policial rodoviário federal e 1 policial militar que atua na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP). Dentre os oficiais da PMCE, alguns atuam diretamente com autoridades na Casa Militar do Ceará; na Assembleia Legislativa do Ceará; no Tribunal de Justiça do Ceará e na Procuradoria de Justiça do Ceará.

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32), substituo a palavra verdade pela palavra conhecimento e solicito aos alunos que quebrem os grilhões, as amarras que os prendem na busca do conhecimento. Levem todo o conhecimento adquirido no curso às suas instituições e o disseminem por onde passarem” pontuou o Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado Ceará, Ten Cel PM Alex Ferreira.

O professor convidado para ministrar a aula inaugural, Cel PM Ricardo de Almeida Porto, além de representar a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, fez parte da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará e atuou por 3 (três) anos como chefe do Cerimonial do Governo do nosso Estado.

“A expectativa do curso é conhecer os aspectos doutrinários de gestão e planejamento de segurança de autoridades, compreender a complexidade que é o plano prévio, a operação e o pós-operação. Com o conhecimento adquirido, o objetivo é multiplicar no âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e vinculadas, enriquecendo a tropa em conhecimento na função com dignitários” destacou o aluno do curso Capitão PM Bruno Victor.