Agentes da Casa Militar do Ceará concluem o Curso de Proteção de Autoridades na Bahia

19 de junho de 2023 - 13:31 # # #

Na manhã desta segunda-feira (19), na Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foi realizada a cerimônia de encerramento do 9º Curso de Proteção de Autoridades (CPA), promovido pela Casa Militar do Governador da Bahia.

O CPA que teve início no dia 22 de maio de 2023, com uma carga horária de 240 horas/aula, objetivou a capacitação de agentes públicos para a atuação na segurança de autoridades. Durante o curso, os alunos desenvolveram conhecimentos técnicos, habilidades e competências relacionadas à atividade fim.

 

Nesta edição, a turma de 45 alunos foi composta por policiais militares da Bahia, de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima, além de integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil da Bahia e da Secretaria de Administração Penitenciária.

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará enviou 2 (dois) de seus agentes para realizarem o curso, o Major PM Sampaio e o Subtenente PM  Sanzio Rafaelo Segundo e Sousa, que se destacou como o terceiro colocado no curso.

Para o Major PM Sampaio, orador da turma, ficou patente já na aula inaugural, ministrada pelo General de Divisão, Marcelo Guedon, que o curso seria muito rico e desafiador. “A proteção de autoridades é uma tarefa sistêmica e não isolada, necessitando conhecimento e cooperação de todos para o seu êxito…não protegemos apenas uma pessoa, guardamos as instituições e damos segurança ao nosso Estado, não mantemos apenas a segurança de uma autoridade, mas mantemos seguro todo um Estado de Direito, o qual não permitiremos nunca ser violado”, destacou o Oficial.

“Vim para a Bahia participar do Curso de Proteção de Autoridades com o sentimento de absorver o máximo de conhecimento, observar a doutrina empregada aqui e levar para nosso Estado ferramentas que viessem agregar qualidade ao nosso serviço e viabilizar o repasse desse conhecimento quando possível. Fiquei feliz em poder representar o nosso Ceará e apresentar nosso bom nome às Unidades Federativas e Instituições aqui presentes. Esse sentimento foi materializado, quando para minha surpresa, fui condecorado como o terceiro lugar do Curso”, afirmou o Subtenente PM Rafaelo.

A Casa Militar do Ceará congratula os seus agentes e ratifica a sua missão de investir em ações de qualificação e reconhecimento profissional.