Casa Militar do Governo do Estado do Ceará promove solenidade de encerramento do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – Nível Gerencial – 2023

30 de junho de 2023 - 17:06 #

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará encerrou, nesta sexta-feira (30), o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial) que leva o nome do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas.

A solenidade, que aconteceu no auditório do Palácio da Abolição, contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; da Vice-Governadora, Jade Romero; do Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Ten Cel PM Alexsandro Fernandes Ferreira; do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Flávio Antônio Holanda; do deputado estadual Romeu Aldigueri e de outros secretários de estado, além de autoridades civis e militares.


Junto ao crescimento do Ceará foi promovida a cultura de valorização e motivação de seus servidores através da capacitação profissional com impactos no âmbito pessoal, bem como na carreira desses colaboradores. Com base nessa premissa, pensou-se na formatação de um curso na modalidade presencial e a nível gerencial, cujas atividades são voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e ainda, tático-operacional do profissional; tudo isso com o intuito de qualificar agentes da segurança pública a fim de atuarem com excelência na área de segurança de autoridades governamentais.

De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), o curso teve uma matriz curricular multidisciplinar com carga/horária de 260 horas/ aula, que abordou disciplinas de noções de prevenção e controle de incêndio e inspeção de instalações; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; ajudância de ordens, cerimonial e protocolo; noções de controle de distúrbios civis; legislação voltada à segurança de dignitários; APH tático; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboios e gerenciamento de crise. Além de treinamento prático de educação física; defesa pessoal; tiro; direção defensiva e evasiva e simulados de segurança de dignitários.

O Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, juntamente, com o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Ten Cel PM Alex, fizeram o descerramento da placa do curso. O Chefe do Poder Executivo ainda foi agraciado com uma réplica da placa e uma menção honrosa que materializou a conclusão do curso.

“Parabenizo a todos e me sinto muito tranquilo em ser um dos maiores beneficiados pela conclusão do curso de Vossas Excelências. Eu acho uma missão muito honrada, pessoas que têm o dever de discrição, o dever de garantir a segurança de pessoas que são visadas, que às vezes passam por situações delicadas e que exige muita competência profissional. Vossas Excelências também são pessoas que foram selecionadas pela qualidade que demonstraram na carreira, já passaram por um período de avaliação e são filtrados. Eu sei que aqui tem profissionais de outros estados, e quero dizer que nos honra muito a presença de outros profissionais de segurança de outros estados do país. E tenho a certeza que onde quer que os senhores estejam, prestarão seus serviços de maneira ainda mais qualificada”, afirmou o chefe do Poder Executivo cearense, Elmano de Freitas.

Participaram dessa edição do curso 30 agentes da segurança pública, sendo dezessete oficiais da Polícia Militar do Ceará; cinco oficiais do Corpo de Bombeiros do Ceará; dois delegados da Polícia Civil do Ceará; um oficial que trabalha no Gabiente de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro; um oficial da Casa Militar de Sergipe; um oficial do Gabinete Militar do Estado do Piauí; um oficial da Polícia Militar do Maranhão; um oficial da Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará; um policial rodoviário federal e um policial militar que atua na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP). Dentre os oficiais da PMCE, alguns atuam diretamente com autoridades na Casa Militar do Ceará, na Assembleia Legislativa do Ceará, no Tribunal de Justiça do Ceará e na Procuradoria de Justiça do Ceará.

O Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Ceará, Ten Cel PM Alex Ferreira, ressaltou a importância de se ter um curso em nível gerencial, a fim de que os agentes da segurança pública possam melhorar cada vez mais a coordenação dos planos estratégicos da segurança de autoridades. “É de suma importância que capacitemos os nossos colaboradores, a fim de que possam empregar todo o conhecimento adquirido durante esses 30(trinta) dias de curso e para que propaguem a experiência aqui vivida nas suas unidades de origem, e que a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará continue sendo referência na excelência de segurança de autoridades”, destacou o oficial.

                                  

“Agradeço, ao Major PM Bezerra, monitor do curso, em nome do qual saúdo todos os instrutores que não mediram esforços para que esse curso fosse um sucesso do início ao fim e parabenizo o Ten Cel PM Steici Alencar, primeiro colocado da turma, em nome de quem congratulo todos os demais concludentes”, destacou o Ten Cel PM Erlânio, Assessor Executivo da Casa Militar do Ceará e também coordenador do curso.

A oradora da turma foi a Cap PM Yamamoto, que agradeceu aos seus familiares pela compreensão de tantos dias ausente, ao Secretário Chefe da Casa Militar do Ceará a oportunidade de realizar o curso, aos seus instrutores e colegas de turma a grata satisfação de poder participar de dias de muito conhecimento adquirido e compartilhado.
“Iniciamos as nossas atividades no dia 01/06/2023 com a sensação do desconhecido, não imaginávamos o quanto seríamos testados física e psicologicamente. Foram inúmeros os momentos que nos exigiram superação e resiliência. Vivenciamos dias de grandes aprendizados. Registro a nossa eterna gratidão a todos os instrutores que com desmedido compromisso se dedicaram a nossa formação”, discursou a Cap PM Yamamoto.