1º Arraiá Solidário da Casa Militar do Ceará foi um sucesso

8 de julho de 2023 - 09:46 #

As festas juninas são carregadas de simbolismos presentes nas roupas, nas comidas oferecidas, na dança e nas brincadeiras. As fogueiras, por exemplo, já faziam parte das festas de solstício de verão, acesas como agradecimento ou para espantar maus espíritos.

Em terras brasileiras, a tradição de comemorar o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, foi trazida pelos portugueses, ainda no processo de colonização, no século XVI. No país, influências culturais diversas foram acrescentadas à festa. Da quadrilha, de origem francesa, às comidas feitas a partir do milho, que têm forte ligação indígena.

Durante as festividades, as famílias, amigos e colegas de trabalho costumam se reunir para dançar, comer pratos típicos do período e até fazer algumas brincadeiras. No caso de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro, muitas pessoas costumam fazer promessas, orações e simpatias, com o objetivo de encontrar um amor.

Nesse sentido e pensando na confraternização de todos os seus colaboradores, foi que os gestores da Casa Militar do Ceará pensaram no 1° Arraiá Solidário da instituição. Uma festa com muitas comidas típicas, forró pé de serra, animação, muitas guloseimas para as crianças e o sentimento de solidariedade e amor ao próximo.

O 1º Arraiá Solidário da Casa Militar do Ceará que aconteceu no dia 07 de julho, no BNB Clube, foi um sucesso e todos os colaboradores e convidados fizeram a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao comitê que gerencia o programa Ceará Sem Fome.

A Chefia da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará agradece a participação de todos e deseja que o próximo Arraiá seja tão bom e participativo quanto foi o primeiro.