34 profissionais de segurança pública concluem Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

18 de agosto de 2023 - 20:38 #

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará encerrou o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG), Nível Operacional/2023, Turma 1, nessa sexta-feira (18), no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque. Ao todo, 34 agentes de segurança pública concluíram com êxito o referido curso.

A solenidade contou com a presença da Vice-Governadora do Ceará, Jade Afonso Romero, do Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Tenente-Coronel PM Alex Ferreira, do Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Delegado Leonardo Barreto, do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Inspetor Flávio Holanda, e do Coronel PM Ricardo Porto (na ocasião representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Cel PM Klênio Sávio) que fizeram o descerramento da placa do curso. Na ocasião, a Vice-Governadora, que foi homenageada com o nome da turma, também foi agraciada com uma réplica da placa que materializou a conclusão do curso.

Nesta edição, 34 agentes de segurança pública – dentre os quais 27 policiais militares à disposição de órgãos como: Companhias de Policiamento de Guarda; Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP); Tribunal Regional Eleitoral; e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – concluíram o CSAG. Além desses, um integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; uma integrante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; um da Polícia Militar do Estado do Piauí; um Guarda Municipal de Fortaleza; dois Guardas Civis Municipais de Sobral; e uma agente da Polícia Rodoviária Federal.

O CSAG – promovido pela Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Publica (AESP/CE) – conta com uma grade curricular de 160 horas/aula e qualifica agentes de segurança pública a fim de zelar pela integridade dos titulares dos Poderes do Estado do Ceará (Executivo, Legislativo e Judiciário) e de dignitários em visitas oficiais ao Estado.

“É muito importante para o Estado do Ceará ter uma unidade capaz de oferecer um curso desta natureza. São profissionais que estão aptos a defender, com um padrão elevado, a vida de uma autoridade”, conforme a Vice-Governadora do Ceará.

“Por meio dos conhecimentos adquiridos nesse curso, os agentes de segurança aprimoram técnicas necessárias a fim de garantir a segurança das autoridades, bem como assegurar a tranquilidade necessária para que os gestores possam administrar as demandas de seus respectivos Estados”, de acordo com o Tenente-Coronel PM Alex Ferreira.