Casa Militar do Ceará encerra a terceira turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

23 de setembro de 2023 - 15:04 #

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará encerrou o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG), Nível Operacional/2023, Turma 2, nessa sexta-feira (22), no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque. Ao todo, 41 agentes de segurança pública concluíram com êxito o referido curso.

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, do Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Tenente-Coronel PM Alex Ferreira, do Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Delegado Leonardo Barreto e do Ex-governador do Estado do Ceará, Lúcia Alcântara que fizeram o descerramento da placa do curso.

O CSAG – promovido pela Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) – conta com uma grade curricular de 160 horas/aula e qualifica agentes de segurança pública a fim de zelar pela integridade dos titulares dos Poderes do Estado do Ceará (Executivo, Legislativo e Judiciário) e de dignitários em visitas oficiais ao Estado.

Nesta edição que leva o nome do Ministro da Educação, Camilo de Sobreira Santana, estão concluindo 41 agentes de segurança pública, oriundos da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, do Tribunal de Justiça do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Procuradoria Geral do Estado, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, da Academia Estadual de Segurança Pública, do Ministério Público do Ceará, do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Militar do Ceará, da Polícia Civil do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, da Polícia Rodoviária Federal e ainda das co-irmãs: Casa Militar do Estado da Bahia e Gabinete Militar do Estado do Piauí.

O orador da turma, Soldado PM Basílio, ressaltou em seu discurso que “o serviço do agente de segurança é, ao mesmo tempo, sensível, complexo e salutar, pois se constitui como uma das únicas atividades em que salvar uma vida pode significar resguardar incontáveis outras; e é exatamente por isso que tal missão deve ser confiada a agentes leais, honrados e preparados para perseguir tão nobre propósito.”

O Diretor Geral da AESP, Delegado Leonardo Barreto, ressaltou a dedicação, o compromisso e a lealdade que todos os discentes e docentes tiveram para o êxito do curso. “Agradeço ao Excelentíssimo Governador do Estado pela confiança no nosso nome para cuidar de uma das vinculadas da Secretaria de Segurança Pública, que cuida, justamente, dessas duas temáticas numa simbiose perfeita, Educação e Segurança Pública”, afirmou o Diretor.

O Tenente-Coronel PM Alex Ferreira, Secretário de Estado Chefe da Casa Militar relembrou que “Por meio dos conhecimentos adquiridos neste curso, os agentes de segurança aprimoram técnicas necessárias a fim de garantir a segurança das autoridades, bem como assegurar a tranquilidade necessária para que os gestores possam administrar as demandas de seus respectivos Estados.” Além de solicitar aos concludentes que eles sejam propagadores do conhecimento adquirido durante esses 15 dias de curso.

“Tenho muito respeito e admiração por todos que fazem a Segurança Pública do Ceará, essa que é uma das profissões mais desafiadoras, porque muitas vezes esses profissionais colocam suas vidas em risco para salvar a vida de outras pessoas. E não é diferente com as autoridades, vocês colocam suas vidas em risco para proteger as autoridades governamentais, portanto são profissões desafiadoras, que exigem muita coragem, determinação, por isso é muito importante a formação continuada”, destacou o Ministro da Educação e homenageado do curso, Camilo Santana.

O Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a todos os alunos concludentes e enfantizou que a excelência do curso se deve muito ao corpo docente.”O trabalho de Vossas Senhorias tem que estar a parte de vaias ou aplausos, de apoios ou não, porque o cargo que a autoridade ocupa está legitimado pela decisão que o povo tomou…por isso a importância do lema que essa Casa Militar tem que é de FORÇA E FIDELIDADE. Força, porque é preciso ter força e coragem para fazer a defesa, e fidelidade, porque a autoridade muitas vezes não está contando com aplausos, mas precisa contar com a fidelidade de quem faz a sua segurança”, afirmou o Governador Elmano.