Casa Militar do Ceará promove palestra sobre finanças, em alusão ao Janeiro Branco

19 de janeiro de 2024 - 14:17 #

No dia 19 de janeiro de 2024, na sala de aula do Complexo da Casa Militar do Ceará, aconteceu uma palestra sobre finanças, organizada pela Unidade Militar de Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo da Casa Militar (UMACP) em alusão à Campanha Janeiro Branco.

Por entender a relevância da temática e de tantas outras no calendário de campanhas anuais, a Chefia da Casa Militar, decidiu promover mensalmente palestras/eventos que despertem em todos os servidores da Casa Militar e da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda (1ª CPG), o cuidado com a saúde em geral, além do desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento em diversas áreas, as quais são tratadas nessas campanhas.

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O seu objetivo é chamar a atenção das pessoas, das instituições, das sociedades e das autoridades às necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Vale salientar que a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais se pode sonhar e as quais se deseja concretizar.

No dia do evento, estiveram presentes o Comandante da 1ª CPG, Ten Cel PM Giorgio; a responsável pelo setor de Atendimento Biopsicossocial da Casa Militar do Ceará e da 1ª CPG., Ten Cel PM Liana; além do palestrante, o Prof. Liano Levy Vieira.

O Prof. Liano Levy é advogado, professor e filósofo de formação, ele atua na área de Direito Público, notadamente nas sub-áreas do Direito Administrativo e Previdenciário. Atualmente, é Diretor de Administração e Tecnologia da Informação na Fundação de Previdência Complementar do Estado do Ceará (CE-Prevcom).

O tema da palestra foi Sobrevivência Financeira: Um Guia para Militares na Batalha do Orçamento, assunto que por muitas vezes acaba influenciando na saúde mental das pessoas: o controle financeiro. Durante a apresentação, o palestrante abordou conteúdos sobre os desafios financeiros específicos para os militares, o impacto das variáveis militares no orçamento pessoal, a definição de objetivos financeiros, a adaptação de metas à realidade militar, a criação e manutenção de um orçamento pessoal e estratégias para lidar com despesas inesperadas.

Ao fim da palestra, a Ten Cel PM Liana entregou o Certificado de Agradecimento ao Sr. Liano Levy Vieira, agradecendo a participação do professor neste momento e ressaltando a importância do tema para que todos tenham cuidado com as suas finanças e assim possam também garantir a sua saúde mental.