Casa Militar do Ceará promove palestra em alusão à Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

23 de fevereiro de 2024 - 16:06 #

Por entender a relevância de várias temáticas que são tratadas no calendário de campanhas anuais, a Chefia da Casa Militar, decidiu promover mensalmente palestras/eventos que despertem em todos os servidores da Casa Militar e da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda (1ª CPG), o cuidado com a saúde em geral, além da conscientização e desenvolvimento do conhecimento em diversas áreas, as quais são tratadas nessas campanhas.

Dessa forma, aconteceu hoje (23), na sala de aula do Complexo da Casa Militar do Ceará, uma palestra, organizada pela Unidade Militar de Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo (UMACP) com apoio da Unidade Militar de Saúde da Casa Militar e da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), em alusão à Campanha Fevereiro Roxo e Laranja.

A campanha do Fevereiro Roxo é focada na conscientização sobre três doenças crônicas: o Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia e ela foi criada em 2014 com o intuito de dar visibilidade a essas doenças e aumentar o nível de informação das pessoas sobre seus sintomas.

Atualmente, ainda não se tem uma cura para essas enfermidades. O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que leva ao declínio cognitivo, afetando capacidades de trabalho e de relação social. O Lúpus é um distúrbio crônico que provoca uma produção excessiva de anticorpos, resultando em inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. E a Fibromialgia afeta as articulações, causando dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

Já a campanha do Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar a população sobre a Leucemia e a importância da doação de medula óssea. A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

No dia do evento, estiveram presentes o Ten Cel PM Passos, chefe da Unidade Militar de Logística da Casa Militar; a Ten Cel PM Liana, responsável pelo setor de Atendimento Biopsicossocial da Casa Militar do Ceará e da 1ª CPG; policiais militares das demais unidades militares; além das palestrantes da Secretaria da Saúde do Ceará, as enfermeiras Cláudia da Silva e Larissa Duarte.

Ao fim da palestra, a Ten Cel PM Liana entregou o Certificado de Agradecimento às palestrantes, agradecendo a participação delas neste momento e ressaltando a importância do tema para que tenhamos os cuidados com a nossa saúde e a de nossos familiares e fiquemos atentos a quaisquer sintomas que possam surgir.