Agentes de segurança concluem o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – Nível Gerencial/2024

29 de abril de 2024 - 15:36 #

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará encerrou, nesta segunda-feira (29), o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial) que leva o nome do Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes.

A solenidade, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS) Chico Albuquerque, contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; do Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Ten Cel PM Alexsandro Fernandes Ferreira; do Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Coronel BM José Cláudio Barreto de Sousa; do Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), delegado Leonardo D’Almeida Couto Barreto; do Diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Militar do Ceará, Coronel PM Jorge Costa de Araújo, representando o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará; do Secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pesssoal, delegado Sérgio Pereira dos Santos; do Subsecretário Adjunto de Prevenção e Risco do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Coronel BM Bruno Braga Martins, além de autoridades civis e militares.

 

O Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Ten Cel PM Alex Ferreira, ladeado do Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargador Abelardo Moraes, juntamente, com as demais autoridades, fizeram o descerramento da placa do curso. O Chefe do Poder Judiciário cearense ainda foi agraciado com uma réplica da placa e uma menção honrosa que materializou a conclusão do curso.

O primeiro colocado do curso, foi o Capitão PM José Leandro Sales Lásaro que agradeceu a oportunidade de ter sido indicado a fazer o CSAG. “Durante um mês pude ter acesso aos mais diversos treinamentos técnicos que capacitam o agente de segurança pública a poder prestar um serviço de excelência, visando garantir a tranquilidade para que as autoridades constituídas possam exercer seus papéis com total isenção. Parabéns a todos os concludentes e à Coordenação do curso, que fez com que tudo isso acontecesse”.

 

A oradora da turma foi a Capitã PM Luziane, que afirmou em seu discurso que o aprendizado adquirido vai muito além das habilidades técnicas e procedimentos operacionais. “Durante este curso, também fomos instigados a refletir sobre questões éticas, a desenvolver habilidades de liderança e a cultivar uma mentalidade de trabalho em equipe. Afinal, manter a segurança não é apenas uma questão técnica, mas também de conhecimento, de respeito, de compromisso, de doação”, afirmou a oficiala.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, ressaltou que as ações nas áreas educacionais têm sido de grande valia para os profissionais das forças de segurança pública, além de parabenizar os concludentes e desejar a todos sucesso nas próximas missões.

“Neste momento, gostaria de falar com o coração, para agradecer ao Chefe da Casa Militar do Ceará a oportunidade de estar aqui e receber essa homenagem. Sei da importância que esses agentes de segurança têm na vida das autoridades, pois sem eles, as autoridades não conseguiriam ter a segurança e a tranquilidade para tomar as decisões necessárias”, afirmou o chefe do Poder Judiciário cearense, Desembargador Abelardo Moraes.

O Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Ceará, Ten Cel PM Alex Ferreira, ressaltou a importância de se ter um curso em nível gerencial, a fim de que os agentes da segurança pública possam melhorar cada vez mais a coordenação dos planos estratégicos da segurança de autoridades. “É de suma importância que capacitemos os nossos colaboradores, a fim de que possam empregar todo o conhecimento adquirido durante esses 30(trinta) dias de curso e para que propaguem a experiência aqui vivida nas suas unidades de origem, e que a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará continue sendo referência na excelência de segurança de autoridades”, destacou o oficial.

 

Nesta edição, que leva o nome do Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, concluíram 34 agentes de segurança pública, oriundos da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, do Tribunal de Justiça do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, do Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro; da Polícia Militar do Distrito Federal; do Gabinete Militar da Governadoria do Estado do Piauí; da Polícia Militar do Estado do Piauí; da Casa Militar do Governo da Paraíba; da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE).

 

SAIBA MAIS

O curso de Segurança de Autoridades Governamentais é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP; foi planejado para ser um instrumento de capacitação profissional, visando cultivar a valorização e a motivação dos agentes de segurança pública que já trabalham ou venham a trabalhar na missão de garantir a integridade de dignitários.

A capacitação possui formatação em nível operacional e gerencial, cujas atividades são voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e ainda, tático-operacional do profissional.

O CSAG já é uma referência nacional, tendo capacitado mais de 1000 profissionais, incluindo policiais militares de diversos estados brasileiros, bem como integrantes das forças armadas e representantes de outras instituições de segurança do nosso estado e de todo o país.

De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), o curso teve uma matriz curricular multidisciplinar com carga/horária de 260 horas/ aula, que abordou disciplinas de Noções de Prevenção e Controle de Incêndio e Inspeção de Instalações; Planejamento e Gestão de Risco Estratégico; Ações para Proteção de Autoridades Governamentais; Noções de Bombas e Explosivos; Noções de Salvamento Aquático; Noções de Inteligência; Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo; Noções de Controle de Distúrbios Civis; Legislação voltada à Segurança de Dignitários; APH Tático; Segurança Digital e Comunicações; Composições de Escolta e Comboios e Gerenciamento de Crise. Além de treinamento prático de Educação Física; Defesa Pessoal; Tiro; Direção Defensiva e Evasiva e Simulados de Segurança de Dignitários.