Oficial da Casa Militar do Ceará é destaque geral em Estágio de Segurança de Autoridades na Presidência da República
16 de julho de 2024 - 14:20 ##segurançadeautoridades #casamilitarce #capacitação
Na última sexta-feira (12), aconteceu, em Brasília, a cerimônia de encerramento do Estágio de Segurança de Dignitários ministrado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
O estágio ocorreu entre os dias 1º e 12 de julho, contando com a participação de 38 profissionais, sendo eles da Casa Militar do Ceará, Casa Militar da Paraíba, Gabinete Militar do Governo do Estado do Piauí, Casa Militar do Amazonas, Advocacia Geral da União, Ministério Público da União, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Judicial, Polícia da Câmara e do Senado Federal.
Durante o treinamento, foram compartilhados conhecimentos e experiências, que contribuíram, sobremaneira, para o aprimoramento das técnicas de proteção de autoridades. Com uma carga horária de 80 horas/aula, a grade curricular contou com disciplinas de Direito aplicado à Segurança Presidencial, Técnicas Especiais na Segurança Presidencial, Treinamento Físico e Doutrina da Segurança Presidencial.
Uma série de atividades práticas e teóricas foram realizadas, tais como: compreensão das atividades de inteligência na segurança de autoridades, adoção de medidas de prevenção contra atendados e ameaças, execução de técnicas de armamento, munição e tiro, técnicas de salvamento, realização de escoltas a pé e motorizadas.
Os participantes também tiveram treinamento cardiopulmonar e neuromuscular, através da execução de técnicas de lutas para defesa de autoridades, além de conhecerem técnicas de segurança em viagens e eventos presidenciais.
O Ten Cel PM Erivelto Rocha Gadelha, representando a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, conquistou o título de Destaque Geral na capacitação. Ele ressaltou a necessidade e a relevância do estágio para a capacitação contínua dos profissionais que atuam na segurança de dignitários. ” Foi uma oportunidade ímpar poder aprender com profissionais tão preparados e abnegados que fazem a segurança da maior autoridade governamental do país, além de poder compartilhar conhecimentos com uma turma de profissionais exemplares nos diversos órgãos da nação”, afirmou o oficial.
A Casa Militar do Ceará parabeniza o concludente pelo seu êxito no estágio, e reafirma o compromisso em capacitar cada vez mais os seus agentes.