Agente da Casa Militar do Ceará conclui a 7ª edição do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE)

30 de setembro de 2024 - 10:41 #

Entre os dias 02 de agosto e 27 de setembro de 2024, o Soldado PM Valdenir Moreira de Castro Junior, da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda (1ªCPG), participou da 7ª edição do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).

O objetivo do curso foi equipar os profissionais da segurança pública com as habilidades requeridas para lidar com situações críticas, elevando o nível de prontidão das forças de segurança do Ceará.

Um grupo de 60 profissionais, composto por 59 policiais militares do Ceará e um policial do Maranhão, entre oficiais e praças, foi selecionado para iniciar essa capacitação. Ao final do curso, 29 agentes foram preparados para responder eficazmente a ameaças emergentes, garantindo uma proteção mais robusta à população cearense.

Com uma carga horária de 540 horas-aula, distribuídas em 54 dias de instrução, o curso contemplou uma série de disciplinas fundamentais para a formação de especialistas em ações táticas: treinamento físico militar, técnicas de defesa pessoal, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar em ambientes de combate, sobrevivência policial, operações de alto risco, gerenciamento de crises, resgate de reféns, armamento e equipamento especializado, abordagem policial em contextos de alto risco, operações antibomba, arrombamento tático, operações rurais e tiro policial de precisão, entre outros tópicos relevantes.

A solenidade de encerramento aconteceu na manhã de hoje (30/09), no Complexo de Policiamento de Choque (CPChoque). A Casa Militar do Ceará parabeniza o concludente, reafirmando sempre o seu compromisso em capacitar cada vez mais os seus agentes.