Treinamento em Salvamento e Emergência Aquática é realizado com agentes de segurança da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará.

18 de junho de 2021 - 03:00

 

Em 18 de junho deu-se a abertura do primeiro ciclo de Treinamento em Emergências Aquáticas ofertado a militares que atuam na Casa Militar, com carga horária de 20 horas/aulas para um total de duas turmas, compostas ao todo por 24 alunos – turma 01 no período de 14 a 18.06.2021 e turma 02 entre 21 a 25.06.2021.

As instruções estão sendo ministradas por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), pertencentes à 1ª Cia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar), com aulas teóricas, que ocorrem no Quartel do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), e também práticas, propiciadas em ambientes externos, tais como: na piscina do Clube dos Oficiais na Praia do Futuro; no Rio Cocó próximo a Sabiaguaba, e no mar, próximo à Praia do Náutico.

 

 

Todo o conteúdo programático objetiva abordar as temáticas dos processos de prevenção, salvamento aquático e recuperabilidade do afogado, e para isso fora embasado em disciplinas como: Teoria do afogamento, APH do Afogamento, Adaptação a meio aquático, Abordagem à vítima, Resgate com e sem uso de equipamentos, dentre outras correlatas.

 

 

Todo o treinamento é parte do processo de aprimoramento técnico do efetivo da Casa Militar implementado pela atual gestão do órgão, que agora tem a sua frente o Cel PM Alexandre Ávila. O Secretário-Chefe vislumbra aumentar o nível de especialização profissional dos policiais, quando no atendimento de emergência em meios aquáticos durante as missões desenvolvidas pela sua pasta. Para tanto, está proporcionando a seus agentes atividades que melhorem o condicionamento físico no atendimento de Salvamento Aquático, e ainda, buscando a padronização de protocolos da citada modalidade na conduta e atuação, caso necessário, dos profissionais desta Unidade quando em serviço ou no período de folga.

 

 

O Coronel afirmou que “é extremamente necessário que os militares que compõem a Casa Militar tenham elevado nível de conhecimento e capacidade técnica para enfrentarem situações que ultrapassem a mera atuação direta da segurança de autoridades. Outras possibilidades são factíveis e possíveis de ocorrerem e devem ser consideradas no processo de treinamento e qualificação de nossos agentes”.