Colaboradores da Casa Militar do Ceará participam da campanha de doação de sangue no Hemoce

14 de junho de 2023 - 16:21 #

Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará apoia a campanha de doação de sangue e incentiva os policiais militares e servidores civis a doarem constantemente.

Nesta manhã (14), vários colaboradores da Casa Militar do Ceará foram voluntários a doar sangue e participaram de um momento descontraído e prazeroso no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

“É uma oportunidade para agradecermos e parabenizarmos todos os doadores do mundo. Hoje todos os hemocentros do mundo estão parabenizando e agradecendo àquelas pessoas que disponibilizam um pouco do seu tempo, da sua solidariedade para essa causa”, destacou Nagela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Além de ser o Dia Mundial do Doador de Sangue, também está sendo veiculada a campanha Junho Vermelho, que é o mês da conscientização sobre a importância da doação voluntária e anônima. Nagela Lima parabenizou a iniciativa da Caravana da Casa Militar do Ceará e espera que essa ação sirva de exemplo para outras instituições.

“Fico feliz por estar ajudando ao próximo, pois cada doação é muito importante para quem precisa nesse momento e quem esteja com sua saúde em dia, venha doar sangue, não importa qual tipo seja o seu, o importante é salvar vidas”, afirmou o Cb PM Tiago, pertencente ao efetivo da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda (1ª CPG) e doador de sangue.

Para o Ten Cel PM Gerardo, subcomandante da 1ª CPG e também doador de sangue “é gratificante ter a possibilidade de melhorar ou até mesmo ajudar a salvar a vida de outras pessoas com esse ato de solidariedade. Sinto-me feliz em fazer parte da Casa Militar do Ceará e em ajudar alguém em algum lugar, um gracioso presente da vida. A mensagem que deixo às pessoas seria que você também pode fazer parte dessa grande ação. Doe sangue e seja motivo de sorriso para muitos rostos. A doação de sangue não lhe custará nada, não dói, mas salvará uma vida”.

SAIBA COMO DOAR SANGUE:
Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Veja abaixo algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue:

Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.
Não estar em jejum.
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Pesar mais de 50kg.
Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.
Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.
Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida). Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses.

Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias.
Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.
Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres).
Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV.
Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação.
Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas.
Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses.
Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

A Casa Militar do Ceará ratifica o seu compromisso de incentivar sempre os seus colaboradores a participarem dessa e de outras campanhas e parabeniza todos os doadores de sangue.